voltar para o início

A Bahia perde um entusiasta corredor, um incansável pesquisador do atletismo.

  • por Helllio Campos - Xaréu
  • em 8/27/2012 10:01:46 PM
Largada da Primeira Corrida Rústica da AVAB – 1975

Ayrton Ferreira dos Santos, nascido em Salvador, Bahia em março de 1936, formado em Engenharia Civil, tendo trabalhado no Complexo Petroquímico de Camaçari (COPEC) na área da Engenharia e Proteção Ambiental, na Prefeitura Municipal de Salvador, Departamento de Estradas e Rodagem da Bahia e fundou a Tempo uma empresa de consultoria de engenharia dos transportes.

Na área esportiva, Ayrton, na juventude foi praticante de futebol amador, integrando a equipe do E.C. River do Colégio Antônio Vieira, se destacando pelo excelente preparo físico. Começou a se interessar pela ginástica e corrida em 1970. Em 1974, passou a integrar o Grupo Madruga e, no ano seguinte iniciou sua participação em Corrida Rústicas realizadas em Salvador.

Com o gosto pelas corridas de rua, passou a competir em dezenas de corridas em outras cidades como: Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, tendo inclusive, participado de três maratonas no Rio de Janeiro.

Foi sócio diretor do Grupo de Ginástica Madruga da Barra em Salvador, que congregava cerca de 40 executivos, na prática da ginástica e corrida cotidiana. Além, de realizarem encontros sociais, esportivos e de trabalho sociais importantes como a doação de sangue anual.

Foi sócio-fundador da Associação dos Veteranos de Atletismo da Bahia (AVAB) filiada a Federação Baiana de Atletismo (FBA), onde exerceu o cargo de presidente e de diretor técnico em alguns mandatos. Diretor de Pedestrianismo do Departamento de Corrida de Rua da F.B.A. e fanático por corridas, associou-se a Associação dos Corredores do Rio de Janeiro (CORJA).

Ayrton, ainda contribuiu de maneira singular com o atletismo baiano e brasileiro publicando os livros: Atletismo para veteranos e Aplicação da computação eletrônica para programas de Educação Física em 1978. Porque Correr em 1979, Maratona em 1984, Diário do Corredor em 1980 e A mulher na corrida em 1990. Além, de escrever uma centena de artigos técnicos sobre corridas publicados em várias periódicos especializados, com destaque a Revista Contra Relógio, da qual era um colaborador destacado.

Ayrton, também se destacou por participar de muitos eventos no âmbito do atletismo. Organizou muitas corridas rústicas, criou a Corrida dos Engenheiros, organizou o ranking baiano de corridas de rua, capital e interior, foi consultou da coluna Jogging do Jornal A Tarde assinada pelo jornalista Eliezer Varjão, emérito pesquisador na área da corrida e ainda participou na qualidade de palestrante de inúmeros seminários, simpósios, congresso e palestras em geral, sempre abordando os temas Corridas, Corridas para veteranos e Corridas na promoção da saúde.

A Federação Baiana de Atletismo, presta aqui sua homenagem a Ayrton Ferreira, um grande maratonista, um entusiasta corredor de rua, um incansável pesquisador do atletismo, que hoje 27 de agosto de 2012, deixa uma enorme lacuna no esporte baiano e brasileiro.

Helllio Campos - Xaréu

Arquivos

Próximos eventos

Calendário

<April 2024>
SunMonTueWedThuFriSat
31123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
2829301234
567891011

Facebook

Parceiros